Resenha | Espadas e Bruxas

384 0

Esteban Maroto é um autor espanhol nascido em Madrid, que começou a publicar quadrinhos na década de 50, com apenas treze anos. Dentre os muitos trabalhos que o autor produziu, podemos destacar sua incursão na ficção científica com a famosa série Cinco por Infinito (publicada aqui nos anos 70, pela Editora Ebal) e também sua contribuição para o gênero da fantasia (também denominado “Espada & Feitiçaria”).

Capa da caprichada edição publicada pela Pipoca & Nanquim.

O site e canal Pipoca & Nanquim nasceu de um videocast sobre quadrinhos exibido pelo canal 21, da cidade de Araraquara e região. Com o sucesso da transmissão, em 2010 o site foi criado e, além dos vídeos, também apresenta um conteúdo bastante vasto com matérias, resenhas, colunas e entrevistas. Os três membros principais (são eles: Bruno Zago, Alexandre Callari e Daniel Lopes) trabalham hoje como editores de quadrinhos na Panini Comics.

Tendo sempre em mente que o seu espectador é um público diversificado, que não busca apenas HQs de super-heróis e que o mercado editorial brasileiro precisava de uma injeção de ânimo com materiais alternativos, em maio deste ano foi fundada a editora Pipoca & Nanquim, com a proposta de trazer para o Brasil materiais que atendessem ao gosto seletivo do colecionador, em edições caprichadas das obras de autores que nunca foram publicados por aqui (ou que há anos são ignorados pelas grandes editoras). O primeiro lançamento é justamente Espadas e Bruxas, do já citado Esteban Maroto.

Com capa dura (envernizada), formato europeu, papel couchê e 252 páginas, este encadernado reúne as três grandes criações de Maroto para o gênero da fantasia: Wolff (criado em 1971, para a revista Drácula), Dax – originalmente chamado Manly (também criado na década de 1970, mas para o mercado americano na revista Eerie) e por fim, Korsar (criado na década de 1980, para o mercado alemão na revista Cimoc).

Prezados amigos… que publicação sensacional!

Não só pela qualidade gráfica (que é primorosa), mas também pela leitura e arte de Maroto, que são espetaculares! A cada virar de página, o leitor se depara com uma obra de arte.

Começando com Wolff (que saiu em quadrinhos antes mesmo que Conan: O Bárbaro – que até então só existia nos contos de Robert E. Howard), um guerreiro que volta à sua tribo apenas para descobrir que ela foi destruída pelos espíritos dos bruxos. Wolff parte, então, em busca de vingança pela tribo e pela sua companheira, Bruma. A história segue com várias aventuras do bárbaro, até seu embate final com seus inimigos.

Já as histórias de Manly/Dax não seguem uma cronologia: são pequenas histórias curtas de aventuras do guerreiro contra monstros, magos, vampiros, etc. Dax também é o protagonista de uma adaptação da história de São Jorge e o Dragão.

O último personagem, Korsar, volta a ter histórias em uma ordem cronológica e mostra o guerreiro como escravo de uma governante chamada Naja. Korsar consegue sua liberdade e também de uma outra escrava chamada Sayda. A publicação segue com as aventuras dos dois a partir deste ponto.

Como também não podia deixar de ser, todas as histórias dos bárbaros são regadas de belas mulheres e bastante erotismo (principalmente as de Korsar, que já foi criado com este objetivo). O roteiro das histórias deixa um pouco a desejar, apenas pela repetição de situações nas histórias dos três personagens, mas nada que vá prejudicar o prazer da leitura.

A edição ainda conta com uma introdução de Juan Miguel Aguilera (outro grande autor espanhol) e um texto de Roy Thomas (que foi responsável pelos roteiros da revista do Conan pela Marvel – personagem com o qual Maroto também veio a trabalhar, sendo responsável inclusive pela criação do visual atual da Sonja), além de extras com artes de Maroto.

Espadas e Bruxas é uma publicação indispensável na estante de qualquer colecionador que se preze (além disso, amigo leitor, com esta compra, ajudamos a editora Pipoca & Nanquim no objetivo de trazer novos e excelentes materiais para matar nossa sede de publicações inéditas ;-P).

Ficha Técnica

Título: Espadas e Bruxas
Título original: Espadas y Bujas
Autor: Esteban Maroto (roteiro e arte)
Editora: Pipoca & Nanquim
Ano: 2017
Idioma: Português
Páginas: 252
Acabamento: Formato europeu

Para adquirir esta edição, basta clicar aqui.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Quem escreveu isso?

Formado em Publicidade e Propaganda (mas sempre trabalhou no turismo) considera-se membro de uma espécie em extinção no planeta: os DCnautas. Sempre manteve boa parte dos recursos financeiros voltados para à leitura e ao cinema (e agora, casado, ao sustento da casa). Cinema, séries, quadrinhos, livros, action figures e música são considerados partes importantes no dia a dia.