Gastronomia | Comida di Buteco 2017

101 0

Final de semana prolongado chegando, Páscoa chegando, e que tal fazer um roteiro gastronômico pelo Comida di Buteco 2017??

Fomos convidados recentemente para conhecer alguns dos estreantes desse ano, e podemos afirmar que TODOS os pratos servidos foram muito bem preparados e merecem sua atenção. Como já é tradicional no Comida di Buteco, em anos intercalados é escolhido um tema, e sobre ele deverão ser feitos todos os pratos que participam da competição. Para 2017, foram escolhidos os cereais. Assim, seja em sua forma primária ou processados, os pratos deverão sempre apresentar um ou mais itens referentes ao tema.

Vamos destacar aqui apenas os pratos que tivemos oportunidade de degustar, mas, pela qualidade apresentada, ficamos à vontade para estender o convite para que conheçam o trabalho dos demais participantes, que se dedicam diariamente para agradar o maior número possível de clientes, e oferecer excelentes pratos a preços bem acessíveis.

Estreantes do Comida di Buteco 2017. Eles foram os responsáveis pela degustação que tivermos oportunidade de participar

  1. Petiskin do Bob

Ambiente informal num misto de restaurante e boteco da Vila Pompeia, Bob (o proprietário) nos apresentou um prato de lula recheada com cuscuz marroquino e camarão, salteada no refogado de alho e tomate.

Análise:

O prato, muito bem preparado, totalmente equilibrado na textura e sabor, com a lula no ponto certo e muito saborosa com o recheio do cuscuz marroquino (se não acertar o ponto da lula, ela fica borrachuda e aí, era uma vez um prato…). Para mim, que sou alérgico a alho, em nenhum momento senti qualquer traço do sabor dessa raiz (sim, alho é uma raiz), e mesmo assim, estou certo de que não decepcionou quem o aprecia.

 Serviço:

Petiskin do Bob

Endereço: Rua Dr. Miranda de Azevedo, 658 – Vila Pompéia

Telefone: (11) 2924-4002

Funcionamento: Segunda a sexta das 18h00 às 23h00 | Sábado e domingo das 11h00 às 21h00.

 

  1. Clã Destino Gastrobar

O projeto que nasceu com os irmãos Kleber Kristian e William Alexandre em 2014, ganhou, após um ano de experimentações, a adesão  dos cozinheiros Claudio e Rodrigo Teixeira. A partir daí, nasceu o Clã Destino, que está localizado no bairro do Bixiga, famoso reduto da boêmia paulistana. O pessoal do Clã Destino se orgulha de ter a própria charcutaria (a arte e os processos de preparar produtos feitos à base de carne ou de miúdos de porco). Eles não utilizam produtos industrializados ou com agrotóxicos, produzem artesanalmente 95% de tudo que é utilizado na casa, entre eles cinco tipos de embutidos e dois tipos de pães.

Para esta degustação, fomos apresentados ao “Clã de Panela” que é um mix de cereais (arroz cateto e cevadinha) com costela e lombo defumados, bacon e torresmo clã destino´s temperado com delicioso tempero da casa.

Análise:

Prato harmonioso e com excelente equilíbrio, que “casou” perfeitamente com o refrigerante gaseificado de gengibre feito na própria casa.

Serviço
Clã Destino Gastrobar
Endereço: Rua Maria José, 423 – Bela Vista
Telefone: (11) 3112-2369
Funcionamento: Segunda a quinta das 17h00 às 23h30 | Sexta das 17h00 às 00h30 | Sábado das 14h00 às 00h30.

 

  1. Maria Farofa

Inaugurado em março de 2012, o Maria Farofa se propõe a oferecer a mais gostosa comida típica nordestina da Vila Guilherme. Para o concurso de 2017, o Maria Farofa aposta no Porco Desmantelado, um prato à base de Lombo de porco desfiado com creme de couve flor e brócolis com biju de milho.

Análise:

Lombo saboroso, “molhadinho” e com excelente textura. O biju de milho, muito saboroso e crocante, era perfeito para receber a cobertura do creme de couve flor e brócolis. Juntos, fizeram a base perfeita para uma porção do lombo. Excelente aposta para o concurso desse ano.

 Serviço

Maria Farofa

Endereço: Rua Maria Cândida, 641 – Vila Guilherme

Telefone: (11) 2501-2404

Funcionamento: Segunda a sábado das 12h00 às 22h00 | Domingo das 12h00 às 16h00.

 

  1. O Alemão

Localizado num casarão construído em 1864 na Freguesia do Ó, O Alemão nos apresentou um prato criado pela chef Ingrid Zoppi, filha do dono do buteco. A aposta d’O Alemão são os Pasteizinhos crocantes recheados de eisbein cozido na cerveja, provolone derretido e catupiry cremoso (pra quem não conhece, eisbein é uma iguaria feita com o joelho do porco).

Análise:

Pastelzinho sequinho, crocante e saboroso, perfeito para reuniões regadas à cervejas e boa conversa.

Serviço

O Alemão

Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 134 – Freguesia do Ó

Telefone: (11) 3931-8463

Funcionamento: Segunda a quinta das 12h00 às 00h00 | Sexta e Sábado das 12h00 às 01h00 | Domingo das 12h00 às 21h00.

 

  1. Manequinho Butantan

O Manequinho Butantan foi inaugurado em 2012. Os ambientes apresentam arquitetura almanaque onde o velho e o novo se misturam formando uma história e fazendo uma viagem no tempo. Os vinis estão espalhados pelas paredes e até no teto. Estreando em 2017, nos apresentou o Briga Boa, um galeto cortado em pequenos pedaços, empanado e frito.

Análise:

Porção bem servida, carne macia e bem temperada, sequinho e contando com um ingrediente coringa que funcionou perfeitamente para o Manequinho (embora não aconteça o mesmo em todos os butecos). A nota interessante é que o carro-chefe da casa é o galeto na brasa, e essa versão foi criada especialmente para o Comida di Buteco 2017. Daí o nome Briga Boa. Pra escolher o seu preferido, só provando ambos. E não é que a ideia é ótima??

Serviço

Manequinho Butantan

Endereço: Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 1790 – Butantã

Telefone: (11) 3805-0036

Funcionamento: Diariamente das 11h30 às 22h00.

 

  1. Sabor Latino

Fundado em 2011, na Vila Romana, o Sabor Latino tem um cardápio composto por comida peruana, colombiana e brasileira. Todos os temperos caribenhos, os peixes frescos, os frutos do mar e as frutas tropicais estão presentes. O forte da casa são os ceviches, mas também tem opções para quem não gosta de peixes. O Sabor Latino nos apresentou o Ceviche Peruano Clássico, que é um prato feito à base de peixe marinado com especiarias.

Análise:

Detalhe: Ceviche não é exatamente um prato que aprecio, não “encaixa” com meu paladar. Após degustar, fiz questão de parabenizar os representantes do Sabor Latino. Para quem não gosta de ceviche, degustei o prato com prazer, e posso afirmar que estava muito saboroso.

Serviço

Sabor Latino

Endereço: Rua Doutor Miranda de Azevedo, 633 – Vila Romana

Telefone: (11) 2645-9052

Funcionamento: Terça a sábado das 12h00 às 23h00 | Domingo das 12h00 às 16h00.

 

  1. Barbirô

O Barbirô não é exatamente um estreante. O bar é todo inspirado na pequena cidade de Cristina, localizada no sul de Minas Gerais, local de nascimento da proprietária Maria de Fátima Kauage. Como todo bar mineiro que se preze, não poderia faltar a cachaça. São mais de 100 rótulos diferentes, vindos de várias regiões de Minas Gerais.

Participante do Comida di Buteco entre 2012 e 2015, retorna esse ano com Pingucinho, um bolinho de canjiquinha e cevada recheado com frango cremoso, empanado na farinha panco.

Análise:

Acompanhando o prato, molho especial à base de cerveja preta. O prato servido apresentava bolinhos tenros, saborosos, ingredientes bem harmonizados e uma gostosa umidade proporcionada pelo frango cremoso. O molho à base de cerveja preta trazia um contraste, tornando o bolinho ainda mais saboroso. Excelente pedida!

Serviço

Barbirô

Endereço: Rua Vergueiro, 2040 – Paraíso

Telefone: (11) 5081-4040

Funcionamento: Segunda a Sábado das 17h00 à 01h00.

 

E aí, depois dessa apresentação, ficou com água na boca? Então aproveita, que o Comida di Buteco 2017 vai de 14 de Abril a 14 de Maio. São 500 botecos espalhados em 20 cidades espalhadas pelo Brasil (em São Paulo é o sexto ano), e é possível votar no seu boteco e comidinhas preferidos. Uma das diretrizes para o boteco fazer parte do concurso é oferecer um prato de qualidade a preços acessíveis. Assim, não dá pra ficar de fora, né? Depois aproveita e conta pra gente o que achou. Pra conhecer todos os participantes e obter mais informações, é só acessar o site www.comidadibuteco.com.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Quem escreveu isso?

Casado, pai do Eduardo Filho. Músico nas horas vagas (cada vez menos vagas) e fã de filmes antigos. Escreve a coluna Blá Cult, cobre shows, faz entrevistas, é responsável por parcerias e novos projetos no Mundo Blá e apresentador do programa Blá, Blá, Blá... Ufa!!