Maria Rita no primeiro show da nova turnê “Coração a Batucar”

193 0

A primeira apresentação da turnê do novo CD de Maria RitaCoração a Batucar, aconteceu num dos sábados deste mês de abril, mais especificamente no dia 12, em uma casa de shows em Lorena, interior de São Paulo. Eu tive a sorte de poder representar o Mundo Blá e conferir, com exclusividade, a primeira apresentação da cantora em seu novo show.

Maria rita_Capa do CD Coração a BatucarApós um projeto que seria uma comemoração aos 30 anos sem a eterna Elis Regina, Maria Rita iniciou um trabalho com uma grande seleção de músicas de sua mãe, projeto este que originou o CD e DVD Redescobrir e uma serie de shows em memória de Elis.

Conforme já informado pela própria cantora, o novo álbum estava sendo elaborado e pensado desde novembro de 2013, mas estava tudo sendo elaborado em total e completo sigilo. “O que foi difícil de fazer, já que a vontade de compartilhar, principalmente com os bacanudos, as novidades era enorme”, conta Maria Rita em entrevista, num de seus canais nas redes sociais.

Com produção e músicas de sua própria autoria, Coração a Batucar é um marco para Maria Rita, que vê no novo projeto um processo diferente do qual está habituada em sua carreira. Em seus álbuns anteriores, o processo de produção era basicamente a gravação, a mixagem, o lançamento do trabalho e, por fim, a turnê. Coração a Batucar foi todo pensado e concebido a partir das ideias de Maria Rita, desde os arranjos à banda. Os trabalhos de pesquisa de repertório tiveram início em outubro, as gravações começaram em novembro e seguiram pelo mês de dezembro de 2013. Em janeiro deste ano, a cantora iniciou a masterização e os ensaios fotográficos para os encartes e material de divulgação, terminando com os ensaios para a nova turnê.  Com esse novo modus operandi, a cantora afirma que pode se concentrar e se preparar melhor e ter mais certeza de que o novo álbum será mais um grande sucesso, o que, sinceramente, não é nada difícil de se acreditar.

“Uma sacanagem esse roteiro diferenciado…”, afirma Maria Rita a respeito do roteiro que fará parte da nova turnê e ainda ressalta a grande importância que o publico e fãs terão durante a apresentação, principalmente na nova canção, “Mainha Me Ensinou”.

É totalmente perceptível a paixão da cantora pelo samba e como os acordes e a composição de instrumentos faz de cada faixa de Coração a Batucar ser algo lapidado e delicadamente pensado como um diamante que tem um toque todo único e especial.

“Me sinto completa no samba. Tenho uma relação muito forte desde sempre. Brinco que minha relação é intrauterina: desde criança, acompanho desfiles de escolas de samba, escutava bandas populares de samba, como Grupo Raça. Me lembro de fazer o dever de casa escutando samba”, revela a cantora ao repórter Roger Lerina, em entrevista para o jornal Zero Hora (fonte Zero Hora).

Na apresentação do dia 12 de abril, a banda foi composta por André Siqueira (percurssão), Marcelinho Moreira (percurssão0, Ranieri Oliveira (teclado), Alberto Continentino (contrabaixo), Davi Moraes (guitarra) e Walace Santos (bateria).

Maria Rita_No palco do show Coração a BatucarComo em todos os trabalhos em que Maria Rita se aventura, Coração a Batucar não poderia ser diferente dos demais. Com muito samba, em nenhum momento a cantora perdeu o folego ou diminuiu seu ritmo, sempre dançando e interagindo com os fãs e o público. Para alguns, deve ter sido a primeira vez ouvindo, ao vivo, a melhor voz do samba na atualidade.

Mesmo após um atraso considerável, por razões climáticas, Maria Rita fez questão de salientar que sua equipe técnica trabalhou da melhor maneira possível, para manter a segurança de quem estava trabalhando em cima do palco e para que tudo ocorresse bem. Nada que tenha abalado a vontade do público ali presente, que aguardou pacientemente, mesmo embaixo de chuva intensa.

Suas interpretações e leituras das músicas são sempre inovadoras e únicas a cada apresentação. Em diversos momentos, o público cantou trechos de várias canções já conhecidas do repertorio de Maria Rita e  na nova canção, “Mainha”, a participação do público foi fundamental em alguns versos.

Confira o vídeo com um trecho da performance da cantora. Sem dúvida, foi uma das mais emocionantes passagens daquela noite.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Quem escreveu isso?

Eterno aprendiz, ótimo ouvinte mas por favor a história tem que ser boa hein!!! Bacharel em Administração, coordenando uma cambada de cinco loucos que são a melhor equipe de uma operadora de planos de saúde. Vamos fazendo o bem sem olhar a quem.